quinta-feira, 13 de maio de 2010

DINAMICA-CAIXA DE FERRAMENTAS

CAIXA DE FERRAMENTAS

Como a expressão sugere, trata-se de uma série de ferramentas que os assessores/as, animadores/as e coordenadores/as podem usar para desenvolver as experiências ou os momentos sugeridos pelo projeto. Estas ferramentas não são uma camisa-de-força. Eles poderão ser escolhidas segundo o considerem necessário. Se já contam com outros recursos metodológicos mais adequados ou conhecidos poderão usá-los para cumprir o que se visa, tendo presente que sejam coerentes com o sentido e a finalidade destes momentos. Por meio dessas ferramentas buscamos ativar o movimento de revitalização da pastoral da juventude.

Propomos

Para o primeiro momento: ENCANTAR

Para o primeiro momento propomos dois instrumentos, a saber:

• Um instrumento de apresentação global do projeto para localizar os agentes pastorais no processo e para que o incorporem em seus processos locais.
• Um instrumento de convocação e motivação aos agentes para que entrem na dinâmica da revitalização da ação evangelizadora - PJ. Este instrumento consiste em mensagens aos jovens e ao bispo responsável da seção juventude do CELAM dirigidos aos agentes de pastoral com jovens do país (algo convocatório de uns 3 a 4 min). Estas mensagens poderão assumir formas interativas através de vídeo, gravações, cartas, redes virtuais. As mensagens apresentarão o projeto, motivarão e mobilizarão os agentes na dinâmica do mesmo.

Para o segundo momento: ESCUTAR

Com este instrumento buscamos conseguir que os agentes saiam de si mesmos e percebam a vida a partir do lugar e da sensibilidade dos jovens, reconhecendo seus modos de ser e estar. Ajudados por chaves de leitura a partir das Ciências Sociais e a partir de uma leitura crente do Evangelho. Estar com os jovens em seus ambientes vitais. Assumir o lugar do/a discípulo/a que deseja aprender com eles/elas.
• Para depois em um segundo momento propor: Rodas de conversas, oficinas ... que provoque os/as jovens a dizerem de si – da juventude, dos grupos aos quais ele/ela pertence. E provocar que expresse a seu modo o que pensam sobre estas questões.
• O propósito é conseguir que os agentes se encontrem com os jovens em seus lugares vitais, favorecendo que os/as jovens contem, se expressem em suas linguagens próprias, se leiam e se expressem a si mesmos através de sua música, suas narrativas, graffites, teatro, dança pintura, símbolos, entre outros. O recolhimento destas interpretações servirá de matérias prima para a leitura e a compreensão da vida dos jovens que se fará no 16º ELARPJ e para enriquecer a atualização das orientações da PJ.
• Verificar em cada ação os materiais que já temos no Brasil para partir deles, exemplos: roteiros para a CF, Semana da Cidadania, Dia Nacional, Grito do Excluídos, roteiros para grupos de jovens, etc. Estar atento para o momento – MISSÃO NOS LUGARES VITAIS PARA ESCUTA.
• Criar meios – redes de comunicação para circular as falas dos/as dos jovens. Usar toda criatividade.


Para o terceiro momento: DES – ENTRANHAR

Neste terceiro momento teremos dois instrumentos:
• O segundo, este ver desde os/a jovens aponta para o encontro com o Evangelho e servirá de matéria prima para o III Congresso e para a interpretação e o discernimento da vida dos e das jovens e da ação da Igreja em sua caminhada junto com eles. Os/a jovens, junto com os agentes de pastoral entrarão em diálogo em torno das contribuições das Ciências Sociais e da palavra de Deus para arrancar de dentro deles a corrente de vida presente neles.
• Este segundo momento pede um esforço para uma análise. Por isto grupos que envolvam agentes – nas diversas áreas do conhecimento, para juntos com os jovens compreender o que está passando no mundo juvenil – identificar a novidade que vivem e expressar isto também nas mais diversas formas de expressão – desde os textos, desenhos, filmes... com os recursos mais variados – envolvendo cada público desde o lugar onde vive, indicando os sinais de ressurreição, ou seja da vida nova, tanto para os jovens como para a Igreja como para a Pastoral da Juventude e de modo especial para os povos da América Latina.

Para o quarto momento: CON-VERTER

O quarto momento é marcado pela busca/construção do caminho a partir dos/as jovens. Reconhecer o que temos assumido na história, propor e assumir as novidades experimentadas.
Organizar e articular uma ação ao modo dos discípulos de Emaús, como Igreja/comunidade que fez a experiência com o Ressuscitado, portanto, voltam pelo mesmo caminho, porém como uma proposta nova, indicar e rever os projetos de ação desenvolvidos a luz do caminho feito. Projetar-se para os próximos 5 anos tendo como referencia a vida da juventude como caminho de discipulado e missão. Assumindo as orientações para a Pastoral da Juventude no continente.

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